Ser “proativo” se refere a uma pessoa que consegue controlar as situações ao invés de simplesmente esperar que as coisas aconteçam. Já ser “produtivo” é fazer mais com menos, planejar-se bem e executar todas as suas tarefas dentro do mesmo período de tempo (ou até mais rapidamente) sem estresse.
Uma pessoa com perfil comportamental proativo está sempre se esforçando para que algo aconteça e, antes que alguém peça algo, ela já antecipou uma pesquisa ou já deu andamento a um projeto.
O proativo é uma pessoa comprometida em antecipar soluções de problemas o que beneficia não só a ela, mas a todos que estão a sua volta e à empresa.
A pessoa proativa proporciona equilíbrio e, como estão sempre antecipando algo, acabam direcionando caminhos.
O proativo está sempre tentando contornar possíveis problemas e procurando organizar a situação a sua volta.
O profissional proativo toma a iniciativa e decide. Ele desempenha seus trabalhos de forma diferenciada, o que irá ajudá-lo a obter resultados mais eficientes.
Ser proativo não quer dizer passar por cima de alguém em prol de uma promoção, mas pessoas que conseguem ter visão mais aberta das situações e conseguem definir melhor as prioridades das ações a serem tomadas.
Os proativos são pessoas engajadas com seu trabalho. Buscam com seu comportamento no trabalho serem produtivos. Investem na sua própria carreira.
Profissionais proativos tendem a ser valorizados por serem profissionais de atitudes. Com isso, eles se destacam conseguindo boas oportunidades no mercado de trabalho.
Você acha que produtividade e proatividade significam a mesma coisa?
Elas não têm o mesmo significado; os seus conceitos são diferentes. Mas, são bem vistas dentro do ambiente empresarial.
A produtividade está relacionada à capacidade do profissional de entregar sua demanda dentro do prazo estipulado com comprometimento e eficácia.
A proatividade não está relacionada com a capacidade de cumprir tarefas com prazo, mas sim faz referência a uma capacidade que a pessoa possui de conseguir antecipar uma situação e propor possíveis soluções.
Uma pessoa pode ser proativa e produtiva. Entretanto, possuir uma dessas habilidades não implica em não possuir ou mesmo não desenvolver a outra.
Saiba qual a diferença entre um profissional reativo e um proativo
O profissional reativo é aquele que espera as coisas acontecerem para pensar em tomar uma atitude e reverter uma situação. Ele muitas vezes é omisso e fica esperando ordem de alguém para fazer o que tem que fazer.
Para a empresa, cá para nós, esse tipo de comportamento não agrada nem um pouco. O que você acha?
Possivelmente você já teve contato com alguém assim ou conhece alguém com esse tipo de comportamento.
Já o proativo é um profissional que não espera ninguém falar para ele o que se deve fazer. Ele vai lá e faz o que tem que ser feito buscando a melhor solução para a situação.
O proativo identifica a oportunidade. É uma pessoa que consegue enxergar as coisas lá na frente e assume o controle de um problema buscando de forma positiva solucioná-lo.
Como desenvolver proatividade e produtividade na vida pessoal e profissional
O profissional deve buscar se conhecer e identificar suas habilidades e seus pontos de melhorias e limitações. Com isso, ele consegue ser mais assertivo, traçando suas metas desejáveis, buscando alcançar seus propósitos.
O profissional deve procurar comprometimento, foco e concentração, afastando de suas vidas a procrastinação ou crenças que podem paralisá-lo.
O profissional proativo cria ações de forma planejada e sabe lidar com os improvisos e, como antecipam a resolução do problema, ele acaba tendo mais tempo para fazer atividades extras.
Profissionais que têm iniciativa buscam por oportunidades, ampliam sua visão e procuram enxergar além do que é dado a eles para fazer. Têm como foco executar suas tarefas com todo o seu potencial e contribuem para o crescimento da empresa dando bons resultados.
O proativo toma decisões rápidas, pensa além e é eficaz em suas tomadas de decisões.
Um profissional que confia em seu potencial tem autoestima. Com isso, suas ações produzem resultados positivos.
O proativo assume suas atitudes e não se faz de vítima e é responsável por aquilo que faz, mesmo o resultado às vezes não sendo como esperado por ele. Mas tem atitude de rever e arrumar soluções rápidas para o problema.
O proativo é focado na solução do problema. Eles aprendem com os erros e procuram evitar que tais situações se repitam.
Seja o primeiro a comentar!