Etimologicamente, a palavra “procrastinação” se originou a partir do latim procrastinatus, procrastinare, que significa “à frente de amanhã”, na tradução literal. A arte de deixar para depois faz parte da vida da maioria das pessoas.
Você já se pegou falando que ia fazer um monte de coisas no decorrer do dia e não conseguiu fazer nada (e diz: daqui há pouco eu faço) e acaba fazendo coisas que poderia fazer outro dia no lugar das que realmente são importantes?
O hábito de procrastinar costuma deixar as pessoas com sentimento de culpa e insegurança por não ter feito algo que havia planejado.
A procrastinação pode afetar a qualidade do serviço e causar o olhar torto do chefe que não se encontra satisfeito com as justificativas do não cumprimento de prazo para entregar a tarefa determinada.
Quando as tarefas são tão negligenciadas ao ponto de prejudicar o trabalho da pessoa que procrastina, a procrastinação gera ansiedade, estresse e até sentimentos de depressão.
A procrastinação é um círculo vicioso. A pessoa não faz hoje o seu trabalho, que vai se acumulando, e deixando pendências. É um tipo de postura que ocorre nas mais variadas situações, pessoais ou profissionais.
Exemplo de procrastinação no trabalho
A procrastinação é um problema que atrapalha a vida profissional da pessoa.
Por exemplo, imagine uma funcionária a quem o chefe pede para fazer uma atividade para o mesmo dia. Mas, ela acaba entrando no WhatsApp e conversando em grupo de família. Conversa vai, conversa vem, o tempo passou e a tarefa nada de ficar pronta.
Então, o chefe chega para cobrar a atividade. Ela, quando vê o chefe, lembra que acabou se distraindo e esqueceu de fazer a atividade e que não haverá tempo para realizá-la a tempo, pois há uma agenda cheia de outros compromissos.
Neste caso, ela tem outras atividades acumuladas também e não dá para fazer todas em um único dia. Mas, no decorrer do dia, vão aparecendo outras tarefas.
Bom, ela pensa, é só uma tarefa. Com tanta tarefa, dá para fechar o olho e ignorar.
Existem outras pendências a fazer? Sim, elas existem, pois o procrastinador nunca adia uma só tarefa ou decisão.
Tente analisar a sua realidade hoje e como se encontra
Talvez já esteja na hora de descobrir meios de conseguir lidar com a procrastinação e produzir mais sem ter que aturar os olhares tortos do chefe.
O problema se confirma com a repetição.
Procrastinar também pode ser consequência da falta de foco.
Importante dizer ainda que a falta de foco é um passo para a desorganização.
Você tem que responder um e-mail, mas entra nas redes sociais para ver assuntos sobre futebol e você sente vontade de ficar assistindo mais notícias sobre a vida dos jogadores.
Pronto, o trabalho já era.
Quem não gerencia o tempo da melhor forma é sempre um forte candidato a procrastinar.
Chega! O que você deve fazer com urgência é descobrir as causas do problema e parar de procrastinar de uma vez por todas.
Se você se identifica com isso, melhor buscar meios de parar de procrastinar no ambiente de trabalho.
Estratégias para ajudar a deixar de procrastinar no trabalho
- Tenha uma agenda de anotações
Ter uma agenda para anotar seus compromissos te ajuda a ficar com menos coisas para lembrar na sua mente. Use a agenda para anotar tudo o que precisa ser feito sempre que lembrar de uma atividade. A partir dela, você consegue organizar seus compromissos de um dia para o outro e fazer revisões de tudo o que precisa ser feito uma vez por semana.
Já parou para perceber qual é a sua hora mais produtiva?
Se é pela manhã, tarde ou noite? Quando sua mente funciona melhor? Você já conseguiu identificar isso em si? Já refletiu quando você é mais produtivo? Se precisa ajustar seus horários de fazer suas atividades?
- Liste as coisas que você tem que fazer no dia
Sabe a sua agenda de anotações? Pegue todos os compromissos que você precisa realizar no dia seguinte e deixe em primeiro lugar apenas aqueles que precisam ser vistos com urgência. Essa técnica, chamada de 80/20, funciona da seguinte forma: crie uma lista com 20% das atividades que são responsáveis pelos 80% dos seus resultados. Procure fazer tarefas de seu trabalho que são necessárias serem feitas no dia e com o prazo mais curto para entregar.
É importante colocar suas tarefas em ordem de prioridade.
Se você tem o costume de começar o dia olhando para notificações no celular, e-mails, respondendo cada uma delas ou qualquer outra tarefa que não esteja relacionada na sua lista de compromissos do dia, mude de atitude. Lembre-se de suas atividades mais importantes e de prazo mais curto e já comece o dia realizando o que precisa ser feito. Monte uma estratégia de executar 3 tarefas pela manhã e 2 à tarde. Fazer isso te dá uma sensação de alívio e de segurança para realizar todos os outros compromissos.
- Crie metas e estabeleça prazos para realizar suas tarefas.
Isso pode te ajudar a fazer o que tem que ser feito e te trará mais tranquilidade ao longo do dia.
Prepare o ambiente do seu trabalho. Retire da mesa de trabalho tudo o que pode tirar seu foco e procure deixar o celular longe ou elimine outras distrações que possam levá-lo a procrastinar.
Comece a fazer o que tem que fazer sem ficar pensando o que tem que fazer ao longo do dia. Divida a tarefa em partes e comece a executar. Assim, vai fazer sem ficar sofrendo com a quantidade de tarefa a cumprir e, desta forma, também evita buscar outras coisas que vai impedi-lo de realizar a tarefa proposta para o dia.
Reduza as tarefas em partes. Planeje cada dia fazer uma coisa que esteja dentro da sua lista de afazeres e vai dando ok ao terminar. E devagar você vai aumentando sua velocidade ao fazer suas tarefas.
Seja o primeiro a comentar!